Descrição de Cargos por Processo

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Descrição de Cargos por Processo

A descrição de cargos por processo é uma abordagem inovadora que corrige as deficiências do modelo tradicional de mapeamento de cargos, dando suporte para enxergar as atividades sobrepostas e desnecessárias na organização, bem como definir melhor o quadro de pessoal da empresa.

A nossa metodologia de descrição de cargos é através de processos. Cada área é composta por um conjunto de processos. Cada processo é composto por um conjunto de atividades e tarefas, que devem ser distribuídas para a estrutura organizacional e consequentemente para os cargos.

A descrição de cargo consiste em determinar os elementos ou fatos que compõem o dia a dia de um cargo e este processo não deve ser entendido como um processo estático e que uma vez pronto, podemos esquecer do assunto. Muito além disso, o cargo é um ser orgânico e um processo dinâmico que acompanha a própria dinâmica das mudanças organizacionais, e sim, deve sempre estar atualizado em qualquer mudança de status dos processos.

É com base nas atividades e tarefas que compõem os processos organizacionais que vamos definir a estrutura de cargos mais adequada ao negócio. Os processos são a base mais eficaz para responder quais e quantos cargos serão necessários para atender à dinâmica organizacional de uma empresa, bem com a sua estrutura de cargos e salários.

Devemos evitar redundâncias ou atividades que se repetem sem necessidade, aquelas que são realizadas sem que as pessoas se deem conta que não levam a nada.

Deve evitar loopings, sobreposições, retrabalhos, ou vai e vens desnecessários, que só trazem desperdícios de tempo, e consequentemente, de dinheiro para a organização.

Mapear, analisar, e agrupar adequadamente os processos, identificando necessidades e promovendo melhorias e adequações, é a melhor maneira de organizar a estrutura da empresa em termos de cargos, para o melhor fluxo de trabalho.

Os processos possibilitam ainda a definição de indicadores de desempenho, deixando claro para os colaboradores o resultado esperado da sua performance. Isso significa expectativas claras e interesses conciliados entre a empresa e o colaborador, entre líder e liderado.

A definição dos cargos com base em processos também permite evidenciar a relação cliente-fornecedor interno, estimulando o espírito de equipe e a boa comunicação, sendo que ainda em nossos trabalhos serão mapeadas as seguintes informações a estrutura de uma descrição de cargo:

  • Identificação: identificação do nome do cargo e respectivas áreas/setor que o mesmo é lotado e seu C.B.O. (Classificação Brasileira de Ocupações).
  • Organograma: indica o posicionamento do cargo na estrutura hierárquica. A quem ele se reporta? Quem responde a ele?
  • Missão: Propósito do cargo na organização.
  • Processos: Atividades e responsabilidades por processo aderente ao respectivo cargo.
  • Atividades e Responsabilidades: são as atividades e principais responsabilidades desempenhadas visando atingir o objetivo do cargo. O que faz? Como faz? Porque Faz?
  • Experiência: tempo de experiência profissional necessário para atingir o desempenho desejado. Indique o tempo e/ou tipo de experiência.
  • Formação acadêmica: indica o grau de instrução mínimo e desejável que uma pessoa deve ter para exercer a função e qual a formação necessária para ocupação da função.
  • Requisitos Legais: Requisitos dentro da Lei que necessitam ser cumprido como Registro nos Conselhos de Classe, Tipo Específico de Habilitação para direção de veículos entre outras certificações diversas (muito utilizado na área de T.l.).
  • Treinamentos Obrigatórios do cargo: Normalmente treinamentos de exigência legal, e também interna, para exercício de determinada função na empresa.
  • Treinamentos da Carreira: Treinamento para desenvolvimento da carreira, tanto interna como externa.
  • Competências e habilidades técnicas: são mapeadas as principais competências técnicas e habilidades exigidas para o desempenho do cargo.
  • Atitudes: Mapeamento das atitudes comportamentais relacionadas ao cargo.
  • Indicadores de Desempenho: São mapeados os indicadores de desempenho para exercício da função, facilitando posteriormente todo o processo de Gestão de Desempenho.
  • Trilhas de Carreiras: São mapeadas as possíveis trajetórias do cargo dentro da organização.

Na verdade, nossos realizam um “Raio X” completo do cargo, facilitando em muito hierarquização dos cargos dentro da Estrutura de Cargos e Salários da empresa.

As descrições de cargos ainda têm uma série de utilidades para atender a legislação trabalhista, previdenciária e os processos de gestão de pessoas como:

  • Avaliação dos Cargos.
  • E-Social.
  • Mapeamento das habilidades e competências.
  • ISO 9000/15
  • PPP – Perfil Profissional Profissiográfico.
  • Processos Internos de Recursos Humanos.
  • Trilhas de Carreiras e Sucessão para o Plano de Carreira.
  • Recrutamento e Seleção (Perfil para elaboração de seleção).
  • Treinamento e Recrutamento (cursos obrigatórios e desejáveis para o cargo).
  • Exigência do art. 2º, da Medida Provisória 1.523, DOU de 14/10/96, que obriga a Instituição entregar uma cópia da descrição de cargos (perfil profissiográfico) no ato de desligamento do empregado.

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