Do RH Operacional para o RH Estratégico

02 | 03 | 18

Atualmente, o termo “RH Estratégico” vem sendo adotado por inúmeras organizações visando ter o seu time mais alinhado ao negócio, já que como sabemos a gestão de recursos humanos é fator crítico de sucesso para o desenvolvimento da habilidade de criar novas vantagens competitivas constantemente.

Mas, para, muitas empresas, o RH Estratégico ainda é um “sonho para ser sonhado” e distante das ações do dia a dia da empresa. O “RH Tradicional” ainda predominante na maioria das organizações.

O desafio de atrair, desenvolver e reter talentos, planejar sucessões e entender a fundo as prioridades de gestão de pessoas em cada área de negócio da empresa coloca o consultor interno de recursos humanos ou business partner em destaque no mercado e como “crucial” para incorporar o RH Estratégico na organização.

Também chamado de “HR business partner”, esse profissional ganha espaço nas corporações com o crescimento da importância do RH estratégico, pois ajuda as organizações a atingir suas metas e apresentar resultados através da boa gestão das equipes.

Ter um “parceiro de negócio” oriundo da área de recursos humanos voltado para cada divisão interna tem sido um modelo adotado por um número cada vez maior de empresas que adotam a implementação do RH  Estratégico, como podemos verificar em nossos processos de consultoria.

Agora, está ficando mais comum esse profissional responder apenas por uma unidade específica ou outras relacionadas aderentes ao negócio. A Consultoria Interna de Recursos Humanos (HR Business Partner) é um modelo que visa uma atuação mais estratégica e focal, aproximando o RH das áreas de negócio, visando atender suas necessidades e anseios específicos.

Nas empresas por onde estamos realizando consultorias e que aplicam este modelo de gestão, são  dois os principais objetivos. De um lado, garantir excelência na gestão de pessoas, possibilitando o acesso às estratégias e ferramentas de RH de um modo mais aplicável e customizado para as necessidades de uma área específica da empresa.

Por outro lado, aproximar a área de RH da estratégia e das necessidades de cada área de negócio, tornando os profissionais de RH focados trazendo uma verdadeira inovação nas estratégias e processos RH, antecipando tendências e necessidade de maneira efetiva e com impacto real no resultado.

O modelo e o funcionamento é conceitualmente bem simples. A diretoria ou gerência de RH se estrutura em áreas de expertise, como: treinamento, desenvolvimento, seleção, remuneração, benefícios, etc. Essas áreas ficam responsáveis por definir as políticas e processos de gestão de pessoas. Essas áreas não implementam as ações e projetos.

A área de Consultoria Interna ou Business Partner, se estrutura com profissionais alocados nas áreas de negócio. Esses profissionais são responsáveis por entender a estratégia e principais objetivos da área e implementar os processos e ferramentas de gestão de pessoas, de forma customizada e alinhada a respectiva unidade de negócio. Além disso, trazem para dentro do RH as demandas das áreas e, em parceria com as áreas de expertise, propõem inovações para melhorar a atuação e as estratégias de RH.

Em uma empresa que prestamos serviços alocamos um Business Partner na área de Negócios (Comercial), sendo que viaja com a equipe de vendas, participa de negociações, verifica as necessidades da equipe, e dessa forma, consegue traçar ações estratégicas de RH específicas para a referida unidade de negócio que vai de treinamento para equipe, coaching e ferramentas de negociações. Esse profissional juntamente com a equipe de vendas foi responsável pela uma verdadeira “revolução” no atingimento de metas da referida unidade.

É essencial ter processos e políticas de RH bem definidas, para que os business partner garantam que os princípios e regras de gestão de pessoas não se diferenciem de uma área para outra, nem da estratégia traçada por recursos humanos.

Os profissionais que trabalham como Business Partner precisam ser experientes nos subsistemas de RH ou em gestão de pessoas, e sobretudo, ter uma visão sistêmica da organização, e como falamos, entender muito do negócio da empresa.

A carreira nessa área é bem atual e muito interessante. Dá a oportunidade de vivenciar e conhecer a fundo a estratégia da empresa e, ao mesmo tempo, colocar em prática os conhecimentos de gestão de pessoas, mesmo sem ter um equipe subordinada, já que este profissional trabalha de forma matricial como parceiro de negócios.

Você vive dia a dia a gestão de pessoas, e trabalha de perto com o gestor da área na construção de sua equipe (define estrutura organizacional, os cargos, grades, etc.), desenvolve as lideranças (coaching, treinamento, avaliação de pessoas, feedback, etc. ), implementa projetos de RH (todos os subsistemas), além de ser uma referência em gestão de pessoas para aquela área, assistindo e suportando o desenvolvimento das pessoas de perto. Esse é o “Business Partner” que alinha o RH da empresa para o verdadeiro RH ESTRATÉGICO.

Antonio Carlos Cruz, Consultor e Diretor da ARON CONSULTORIA.

Total Page Visits: 255 - Today Page Visits: 1
Share on facebook
Compartilhar
Share on pinterest
Salvar
Share on whatsapp
Compartilhar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado

24 | 07 | 19

VISUALIZAÇÕES: 457

COMENTÁRIOS: 1

31 | 05 | 19

VISUALIZAÇÕES: 618

COMENTÁRIO: 0

11 | 05 | 18

VISUALIZAÇÕES: 252

COMENTÁRIO: 0

02 | 03 | 18

VISUALIZAÇÕES: 255

COMENTÁRIO: 0

02 | 10 | 17

VISUALIZAÇÕES: 234

COMENTÁRIO: 0

28 | 09 | 17

VISUALIZAÇÕES: 160

COMENTÁRIO: 0

26 | 09 | 17

VISUALIZAÇÕES: 45

COMENTÁRIO: 0

19 | 05 | 17

VISUALIZAÇÕES: 220

COMENTÁRIO: 0

12 | 04 | 17

VISUALIZAÇÕES: 459

COMENTÁRIO: 0

10 | 04 | 17

VISUALIZAÇÕES: 167

COMENTÁRIO: 0

Voltar ao topo

Área Restrita para clientes da Aron Consultoria.

Busque o cliente ao lado e em seguida digite a senha fornecida pela Aron Consultaria.